segunda-feira, 5 de setembro de 2011

artigo


A fé faz mal


Por diegoquinteir

A religião é baseada na fé. Isso significa que em algum ponto ela não irá mais prover uma explicação lógica para o que afirma e irá se valer do fato que as pessoas irão crer, simplesmente.

A religião nos diz coisas como: há vida após a morte, há um criador do universo, há uma existência extra-material, há uma alma independente de seu corpo etc. Em nenhum momento ela nos diz como chegou a essas conclusões. Aliás, normalmente é dito que não houve conclusão alguma e que algum livro sagrado simplesmente revelou essas verdades e devemos aceitá-las, como exercício de fé.

Isso revela uma característica fundamental das religiões: se você questioná-las o suficiente, elas deixarão de fazer sentido. Por que ter fé? Por que acreditar no tal livro sagrado? E se o livro estiver errado?

A religião estimula que as pessoas vejam com maus olhos qualquer tentativa de questionar a fé. Para as pessoas religiosas, questionar a fé é impensável. Há uma lavagem cerebral em todo discurso da religião que tenta minar a capacidade do religioso de se questionar sobre a realidade à sua volta. A religião tem medo que a fé seja questionada e irá evitá-lo a todo custo.

O exercício da fé é nada mais que a decisão de não pensar a respeito, não questionar, não entrar nessa discussão. A fé faz mal pois te limita. Não tenha fé, pense sem limites! A fé diz: as coisas são assim, mas não me pergunte o porquê. Pois negue a fé e pergunte: por quê?

Pergunte sempre, não te fará mal, não há o que temer. Questione suas mais profundas crenças, você não tem nada a perder. Se você tem medo de questionar, medo de pensar, liberte-se já! Não desperidice aquilo que há de melhor em você, que é sua capacidade de se intrigar com o mundo.

Não há outro caminho para a verdade além da razão.

Um comentário:

  1. Bem se vê que autor mostra-se bastante motivado a descredenciar a fé, primeiramente porque, pretensioso, acredita tudo saber e, também, porque ainda não entenda que fé é de domínio pessoal e não, como julga precipitadamente, uma simples herança sócio cultural. A história mostra que as religiões em sua maioria, a fim de manterem sua dominação através da ignorância, suprimiram de seus ensinos a importância da razão e da observação lógica dos fatos. Segundo o axioma "Fé inabalável só é aquela capaz de enfrentar a razão, face a face, em todas as épocas da humanidade" a Doutrina Espírita permite e, mais do que isso, incentiva a discussão aberta, porém, sem preconceito, de qualquer assunto sem prejuízo das bases em que está fundamentada. Fica, então, o convite para que estude o Espiritismo e, quem sabe, mude os frágeis conceitos em que se apóia. Votos de muita paz e progresso. Ismael

    ResponderExcluir